MEIO AMBIENTE
Inventários Hidrelétricos

Os estudos socioambientais associados à projetos hidrelétricos de uma mesma bacia hidrográfica são parte integrante do escopo dos chamados Estudos de Inventário, uma vez que o potencial hidroelétrico é definido como aquele que pode ser aproveitado após serem examinados aspectos técnicos, econômicos e socioambientais, levando-se em conta a utilização múltipla da água na bacia em estudo.
A PRESERVE possui uma equipe qualificada para desenvolver estudos de inventários hidrelétricos nas dimensões:

  • Estudos Ambientais: minimização dos impactos socioambientais negativos, considerando-se adicionalmente os impactos socioambientais positivos oriundos da implantação dos aproveitamentos hidrelétricos na bacia. 

  • Estudos de Avaliação Ambiental integrada.

Estudos de Uso Múltiplo da Água

Os critérios de usos múltiplos da água referem-se à consideração dos demais usos dos recursos hídricos da bacia, buscando minimizar conflitos e racionalizar a sua utilização por meio da estimativa das parcelas de queda e de vazão disponíveis para a geração de energia elétrica.
Os estudos de múltiplo uso da água incluem as demandas consuntiva (ex. irrigação e abastecimento urbano) e não-consuntiva (ex. hidreletricidade, navegação fluvial, a pesca, o turismo e lazer). 
A PRESERVE desenvolve os Estudos dos Múltiplos da Água aplicando a metodologia elaborada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em conjunto com a Agência Nacional de Água (ANA) de 2005, com os ajustes necessários ao objetivo específico para vazões de retirada, retorno e consumo. São incluídas as diferentes categorias de usos, tais como: atendimento à população urbana e rural, indústrias, dessedentação animal e fins de irrigação.

Due Diligence Socioambiental

A PRESERVE desenvolve projetos de Due Dilligence Ambiental seguindo os preceitos do Princípio do Equador. Verificamos se o empreendimento atende à legislação e normas estabelecidas, segue boas práticas socioambientais, e quais os riscos de criação de passivos ambientais, multas, atrasos em obtenção de licenças, judicialização ou risco à imagem corporativa podem ser associados à ele.

Avaliação Ambiental Integrada

A Avaliação Ambiental Integrada (AAI) avalia efeitos cumulativos e sinérgicos dos impactos socioambientais decorrentes do desenvolvimento de empreendimentos hidrelétricos em uma bacia hidrográfica. O objetivo é graduar a intensidade da manifestação dessas interferências e a abrangência de seus efeitos a partir das características dos empreendimentos. A AAI inclui o mapeamento de áreas de potencialidades e limitações de uma bacia hidrográfica, permitindo o planejamento para uso dos recursos naturais de forma integrada. O suporte é um banco de dados georreferenciados das informações coletadas. As atividades temáticas de elaboração do Diagnóstico, por exemplo, são desenvolvidas com base em Sistema de Informações Geográficas (SIG). A PRESERVE possui equipe qualificada para desenvolver todas as fases de uma AAI, a saber:

  • Caracterização Ambiental e Identificação de Aspectos Relevantes

  • Seleção dos Indicadores Ambientais

  • Seleção dos Indicadores de Interferência, Conflito e Efeito;

  • Análise Integrada do Cenário Atual e Futuro.

Relatórios de Caracterização Socioambiental (R3)

O R3 define a faixa de passagem preferencial para linhas de transmissão e localização de subestação de energia autorizada ou licitada pela ANEEL. Trata-se de uma fase anterior à elaboração do Estudo de Impacto Ambiental dos empreendimentos, ou seja, em fase anterior à obtenção da Licença Prévia. O escopo inclui (i) a caracterização dos meios físico, biótico, e socioeconômico-cultural, (ii) análise integrada das caracterizações para a identificação das áreas mais sensíveis à implantação do empreendimento no corredor selecionado; (iii) Indicação preferencial para implantação das Linhas de Transmissão (LTs) e Subestações (SEs); (iv) Relatórios fotográficos. A PRESERVE investiga a viabilidade de execução de obras e os riscos aos desenvolvedores. A avaliação prévia do empreendimento (em fase inicial de planejamento) minimiza riscos de restrições identificadas tardiamente com altos custos associados.

Gerenciamento e Gestão Ambiental (Supervisão e Fiscalização)

A PRESERVE desenvolve gestão ambiental de empreendimentos, envolvendo licenciamento ambiental e arqueológico, supervisão e fiscalização ambiental de obras e da implantação de programas ambientais de linhas de transmissão, subestações, Parques Eólicos e Usinas Solares, contemplando toda a logística associada a esse tipo de serviço com equipes de campo e de escritório.

HIDROLOGIA/HIDRÁULICA
Estudos Hidrológicos

A Hidrologia é a ciência que estuda a ocorrência, circulação e distribuição das diferentes formas de água existentes na superfície terrestre, suas propriedades físicas e químicas e suas interações com o meio ambiente.

Trata-se de uma ciência interdisciplinar e tem evoluído expressivamente devido aos problemas crescentes observados nas bacias hidrográficas, como a ocupação inadequada, o aumento significativo da utilização da água para diversos fins e, principalmente, em face aos resultados dos impactos sobre o meio ambiente. O estudo da água era uma ciência basicamente descritiva e qualitativa, porém se transformou em uma área de conhecimento onde os métodos quantitativos têm sido explorados através de metodologias matemáticas e estatísticas, melhorando de um lado os resultados e do outro explorando melhor as informações existentes (TUCCI, 1993).

Dimensionamento Hidráulico

A PRESERVE conta com especialista no dimensionamento de estruturas hidráulicas como barragens, vertedouros, sistemas de drenagem e abastecimento de água. Buscamos sempre empregar as soluções mais adequadas às necessidades do cliente, tendo em foco a segurança e o melhor custo x benefício. Nossa equipe está em constante processo de atualização, através da participação em Congressos e Simpósios.

Estudos Energéticos

Através dos estudos energéticos é possível determinar a viabilidade técnica, econômica e socioambiental de usinas hidrelétricas. Contamos com expertise atestada pela realização de diversos estudos desta natureza para PCH's e UHE's em todo o território nacional.

Estudos Hidrossedimentométrios

Os estudos hidrossedimentométricos desenvolvidos pela PRESERVE buscam através da modelagem hidráulica computacional estimar o potencial de erosão e produção de sedimentos e analisar a influência de obras de arte na dinâmica da água e dos sedimentos.

Segurança de Barragens

De acordo com a Lei nº 12.334/2010 a segurança de barragens é a condição que visa manter a integridade estrutural e operacional da barragem e a preservação da vida, da saúde, da propriedade e do meio ambiente. A PRESERVE acumula experiência na realização de estudos de rompimento de barragens (Dam Break) e na confecção de Planos de Ação Emergencial (PAE) para PCH's e UHE's em todo o território nacional.